O governo do Estado de São Paulo está enferrujado. É uma mesmice precária. Foi o que destaquei na minha fala na audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (20/05), em Taubaté, sobre o orçamento do Estado de 2023.
Áreas importantes, como agricultura, assistência social, esporte, cultura e juventude, recebem cada uma, há anos, menos de meio por cento do orçamento.
Como melhorar nossas estradas vicinais, por exemplo, como foi colocado na audiência pública, se a Secretaria da Agricultura tem apenas 0,30% do orçamento deste ano, que é de R$ 286 bilhões? Como fica o escoamento da produção e o turismo se não melhorarmos nossas vicinais?
O governo do PSDB, que está há 30 anos no poder, cria regiões metropolitanas e ilude a população de que elas resolverão problemas de décadas. Ilude porque não dá autonomia nem recursos para estas regiões.
Precisamos, isto sim, melhorar o orçamento, descentralizando e democratizando a aplicação dos recursos financeiros públicos. Para tanto, precisamos também mudar o governo do Estado e a forma de administrar São Paulo. Nossa chance está nas eleições de outubro próximo.
コメント