Na audiência pública desta quinta-feira (05/05) promovida pela Assembleia Legislativa na cidade de Itapetininga, para colher da sociedade demandas e sugestões ao orçamento estadual de 2023, comentei que o PSDB, há 30 anos no poder, não sabe aplicar, ou aplica muito mal, os recursos financeiros do Estado de São Paulo.
Dinheiro há. O orçamento deste ano é 286 bilhões e a previsão para 2023 supera os R$ 300 bilhões. O problema é que o PSDB não sabe dividir bem estes montantes para fazer justiça social.
Áreas importantes, como assistência social, juventude, cultura e agricultura sempre recebem cada uma menos de meio por cento do orçamento. Temos que mudar imediatamente esse quadro, aumentando o percentual para estas áreas.
Ao deixar recentemente o governo para se candidatar à presidência da República, o ex-governador João Doria disse que deixou R$ 40 bilhões em caixa, quando tem muita gente passado fome. Fez caixa com vistas às eleições deste ano.
Também comentei, entre outras temas, que o governo do PSDB reduziu drasticamente seu repasse ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) porque ele quer que o funcionalismo banque sozinho sua assistência médica, o confisco injusto sobre os proventos dos aposentados e pensionistas do Estado e o grande número de praças de pedágios e os preços exorbitantes das tarifas.
Yorumlar